sexta-feira, 13 de julho de 2007

Ciência, Tecnologia, Educação e Sociedade

O tema trabalhado hoje nos evidencia a necessidade de interação com as novas tecnologias, que estamos em um grande processo de transformação que vem desde os primórdios da humanidade. Hoje com esse intenso processo de pesquisa e avanços tecnológicos, empurram os indivíduos a buscar novas informações, e mais informações a cada dia, hora, minuto. A troca de informação, ainda o grande problema é que uma enorme parte da sociedade não vem acompanhando ou não tem acesso a essas mudanças, esses avanços tecnológicos, muitos resistem à mudança ou não conseguem de alguma forma acompanhá-la. Não atentos a uma mudança evidente que rege a sociedade atualmente, e de certa forma contribuindo para mais um processo de “evolução” humana. Apesar dos diversos questionamentos que surgem a cada dia, sobre a real função desses novos meios de informação (interação) de sua aplicabilidade nos mais diversos contextos da sociedade, compondo sempre um ciclo que a humanidade percorre desde seus primórdios (rejeita, problematiza e depois vais assimilando aos poucos). Hoje mais do que nunca os profissionais do ensino tem que estarem antenados a esse mundo, as mudanças, as novas informações que circulam pelo mundo, tentando transportar para o cotidiano das sociedades estudantil, e da sociedade que o circula. É evidente, após a discussão de hoje, que não devemos estar alheios às novas tecnologias, a um interatividade com a sala de aula, mas devemos procurar conhecer ao máximo (já que dominar o que sempre está se renovando é de certa forma difícil) para construir uma sociedade pautada nos mais diversos aspectos, e sempre tentando torná-la mais justa.

3 comentários:

Sheyla Haun disse...

Júnior vc colocou muito bem a necessidade dos docentes em não sódevem promover essas mudanças mas também fazer parte dessas transformações permitindo que aconteçam com si mesmos, em suas vidas profissionais e pessoais. Bj

Neusa Dorea de Carvalho disse...

Tenha certeza que você assim como colocou muto bem suas idéias, poderá também contribuir para trnasformações sociais visando melhorar o mundo.
Acredito em você.
Beijo no coração

AMANDA disse...

Gostei dapostagem, clara e coerente. penso que vc toca em pontos imprescindiveis para uma mudança radical na educação. Professores, estudantes, todos envolvidos precisam estar de fato atentos, vigilantes. É preciso não se deixar enganar. Belo blog!!!